A Grande Beleza – Uma reflexão para a nossa vida

A Grande Beleza

Vale a pena atravessar o filme inteiro que não é nada fácil, uma vez que a arte cinematográfica e a mensagem a ser transmitida ocupam a trama que não é feita de uma sequencia lógica de fatos, como acontece na maioria dos filmes que têm a força de prender o publico.
Este filme parece desconexo. É feito de recortes de situações alegres, tristes, maníacas, depressivas, delirantes, entre outras, mas todas estas retratam a vida humana em seu cotidiano na sua forma desconexa de ser e na sua beleza.
Um escritor que está em busca da grande beleza para escrever, é análogo a nós que buscamos a grande beleza para viver, para realizar, e só no final ele se dá conta de que a grande beleza é isto mesmo – o nosso cotidiano, sob o qual escondem-se as nuances mais belas se desenvolvermos olhos para enxergar.
Uma cena que vale a pena enfatizar é a da menina que lança as tintas com raiva, ódio, revolta, tristeza e horror na tela gigante, chorando, sujando-se, urrando e depois surge um belo quadro – a grande beleza. Esta cena simboliza a nossa vida que para extrairmos desta a grande beleza, é necessário, sentir, viver, sofrer, permitir que as emoções penetrem em nossas entranhas e então, somente então, a nossa vida se transforma na grande beleza.
No final através da velha freira, compreendemos que nossas raízes nos dão asas para fazermos, vivermos e sermos tudo o que podemos ser.
As palavras finais do filme serão aqui citadas para aqueles que assistiram ao filme e desejam apreender o arremate das cenas que desfilaram frente aos nossos olhos as quais não encontramos as palavras para significar, pensar e compreender para nos enriquecermos delas:
“É sempre assim que termina, com a morte. Antes, no entanto teve a vida escondida embaixo do blá, blá, blá…
É tudo sedimentado por baixo das conversas e do barulho.
O silencio e o sentimento. A emoção e o medo.
Os frágeis e inconstantes vislumbres de beleza. Depois a desolação e a humanidade miserável. Tudo debaixo do constrangimento de estar no mundo. Blá, blá, blá.
Mais além, está o mais além, não penso no que está mais além.
Portanto que comece este romance, no fundo é só um truque. Sim, é só um truque.”

2 thoughts on “A Grande Beleza – Uma reflexão para a nossa vida

  1. Pingback: A Grande Beleza – Uma reflexão para a nossa vida | Um Espaço Para Pensar

  2. Pingback: A Grande Beleza - Uma reflexão para a nossa vida - leamichaan.com.br

Leave a comment